terça-feira, 18 de setembro de 2007
EDMILSON NEM TANTO
Fala-se muito que Edmilson Rodrigues estaria disparado nas pesquisas para Prefeitura de Belém em 2008. Mas por enquanto isso não passa de boataria e balão de ensaio. A única pesquisa verdadeira que se tem é a eleição para governador em 2006. Se pegarmos a votação em Belém, o Edmilson, dito por alguns como prefeito tão querido, teve uma votação mixuruca, ficando empatado com o inexpressivo mas surpreendente Priante. Edmilson teve 12,59% dos votos válidos na capital paraense, enquanto Priante teve 12,34%. Ou seja, o Priante que nem é conhecido em Belém teve a mesma quantidade de votos de um Prefeito que ficou 8 anos no poder e, pela votação, não deixou boas lembranças. Se pegarmos a votação do Almir Gabriel em Belém, na mesma eleição de 2006, é um massacre sobre o falso favorito. Almir teve 40,26%, praticamente 300 mil votos contra os poucos mais de 93 mil do prefeito do dito governo do povo. Pela verdade destes números, o Edmilson não consegue nem ir por segundo turno contra o Duciomar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Edmilson n tanto...
DUDU nem um pouco, nada....
Fator Ana Júlia.
É meus caros colegas, mas em 2006 existia o fator Ana Júlia Carepa, nome forte do PT, coisa que o PT não tem para 2008.
Outro fator: lembrem-se que muita gente estava dividida entre Ana Júlia ou Edmilson, mas já que o Priante estava crescendo muito, "para assegurar que Priante não fôsse ao 2ª turno", votaram na Ana Júlia.
Ou seja, o nome forte da Ana e o medo do Priante foram dois fatores que sugaram muitos votos do Prefeito Edmilson.
Acredito haver um viés exagerado nas palavras do nosso "blogueiro da periferia", quando trata das chances de Edmilson Rodrigues para a PMB. Lembre-se que Edmilson em junho de 1996 tinha pouco mais de 4% nas pesquisas de intenção de votos. E tem mais... Edmilson perdeu somente uma eleição (a passada pra governador), onde foi "punido" no voto, por ter deixado o PT. Não fosse isso, seria o candidato natural do partido e certamente ganharia dos tucanos, mais facilmente que Ana Júlia.
A reiterada avaliação negativa nesse espaço efetivamente não represnta nem parte da verdade sobre as possibilidades de Edmilson nas eleições de 2008.
E A PRESIDENTE VARGAS....
COMO FICARÁ? ANTES OU DEPOIS DAS ELEIÇOES?
JÁ ESTAMPA COMO VERGONHA NACIONAL.
BEMVINDOS OS URUBUS DO VER-O-PESO
Fico triste em ver uma discussão tão importante se resumir ao aspecto quantitativo do último pleito para medir as chances de Edmilson.
Poderíamos abordar esse debate eleitoral, por exemplo,pelas obras e feitos da gestão de DUDU, que a meu ver não dá nem pra fazer um comparativo com a gestão do Edmilson, de tão pífios e inexpressivos que são. Somente pra se ter uma idéia, quatro das nove obras divulgadas no site da prefeitura não são da prefeitura. Por exemplo, o Farmácia popular é federal, o Família saudável é federal, o bondinho do Edmilson ele só teve o trabalho de inaugurar, o complexo do entroncamento da mesma forma.Mas pra não sermos totalmente injusto, acrescentaremos na lista da prefeitura, o caos da saúde municipal,o fim da bolsa escola municipal, o fim da Escola circo e do projeto Sementes do amanhã (premiado pela ONU).
Se preferir, podemos também travar o debate eleitoral pelo aspecto ético. Mas, nesse quisito também o Edmilson levaria vantagem, seria até injustiça comparar a biografia de um com a folha corrida do outro. Sem falar, que em menos de quatro anos de gestão, o "bonitão" aí já acumulou seis processo na justiça, e já teve até a prisão decretada pela justiça. Vale lembrar que, mês passado, o DUDU estava em Brasília respondendo processo na justiça federal por desvio de verba da área da saúde. Bonito!!
Também poderíamos travar esse debate pelo viés do modelo de gestão. Enquanto a gestão do Edmilsom tinnha um caráter democrático-popular expresso pelos mecanismos de participação popular (orçamento participativo e congresso da cidade), a gestão do DUDU tem um perfil antipopular e antidemocrático, que não consegue nem mesmo discutir com a sociedade, no prazo exigido pelo ministério das ciades o PDU (plano diretor urbano de Belém).
Não obstante essas considerações,eu espero que esse debate seja travado mesmo é no campo das idéias. E nesse quisito, a história nada faz do que se repetir como farsa.De um lado, a burguesia local com seus partidos e candidatos, com o poder da mídia e do dinheiro, querendo manter o controle oligárquico e perpetuar a froma tradicional de gestão política, e de outro lado, as forças populares, com seus partidos de esquerda e movimentos sociais, querendo construir uma gestão democrática e participativa a serviço dos interesses da classe trabalhadora. Essa é a verdadeira discussão, que deve balizar todo o debate eleitoral. Ok. Tá ligado?
Postar um comentário